A imagem e a memória da cidade no acervo do Instituto Moreira Salles
Vernissage: 22 de janeiro de 2004, a partir das 19h (para convidados)
Exposição: de 23 de janeiro a 27 de junho de 2004
Local: Galeria de Arte do Sesi (Av. Paulista, 1313)
Horário: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 19h
O Instituto Moreira Salles e o Serviço Social da Indústria homenagearão os 450 anos da capital paulista com uma exposição inteiramente dedicada à história visual da cidade. Um convênio firmado entre as duas instituições levará à apresentação na Galeria de Arte do Sesi do mais amplo segmento da mostra São Paulo, 450 anos: a imagem e a memória da cidade no acervo do Instituto Moreira Salles, cuja abertura para o público será em 23 de janeiro.
Serão apresentadas mais de 450 imagens, cobrindo a iconografia relativa à capital paulista entre 1826 e os dias atuais. O acervo do IMS conta com mais de 130 mil fotos e tem no registro de São Paulo um dos seus pontos altos. O período anterior à invenção da fotografia será representado por trabalhos integrantes do Highcliffe Album - que também pertence à coleção do Instituto -, organizado pelo inglês Charles Landseer, que esteve no Brasil entre 1825 e 1826. A partir de 1860, com Militão Augusto de Azevedo, os registros passam a ser fotográficos. Militão é o autor do Álbum comparativo da cidade de S.Paulo, 1862-1887 - um dos destaques da exposição, ao lado de panoramas inéditos montados pela equipe do IMS a partir de imagens separadas, comprovando a intenção do Militão de superar as limitações técnicas da fotografia de seu tempo.
Também integram a mostra registros exclusivos de fatos históricos, tais como o bombardeio sofrido pela cidade em 1924 (fotografado por G. Prugner), imagens da Revolução de 32 e de São Paulo à época do IV Centenário. Entre os recortes temáticos destacam-se: o ciclo do café (Marc Ferrez, Militão e Theodor Preising, entre outros); reflexos do desenvolvimento da cidade na vida de seus habitantes (por meio de fotos que integram a Coleção Brascan, da qual fazem parte os trabalhos de G. Gaensly); o olhar feminino sobre São Paulo (através das imagens realizadas por Hildegard Rosenthal, Alice Brill, Madalena Schwartz e Stefania Bril); a capital paulista e a produção literária (com os ensaios de Edu Simões, feitos para as edições dos Cadernos de Literatura Brasileira, publicação do Instituto) e fotografia contemporânea, incluindo Cristiano Mascaro e Sebastião Salgado.
A exposição se completa com a Sala Multimídia, onde serão exibidos filmes preparados a partir das imagens integrantes da mostra, além de uma gravação inédita realizada pelo fotógrafo Thomaz Farkas durante as comemorações do IV Centenário, com Pixinguinha e o grupo da Velha Guarda no parque do Ibirapuera.
O projeto contará com um forte trabalho de monitoria, realizado em conjunto pelo IMS e Sesi, com o apoio de material desenvolvido pelo próprio IMS, BEI, CEDAC e Instituto Unibanco. O projeto educacional prevê o envolvimento dos diretores das escolas e a capacitação de professores por meio de oficinas - nas quais serão utilizados os guias de orientação para o trabalho a ser realizado com os alunos em sala de aula.
Cadernos de Fotografia Brasileira
Como uma espécie de catálogo da mostra São Paulo, 450 anos: a imagem e a memória da cidade no acervo do Instituto Moreira Salles, o próximo número dos CFB, publicação anual do IMS, trará, além de ampla documentação visual, textos assinados por especialistas na história da capital paulista e da fotografia brasileira - entre eles, Benedito Lima de Toledo, Carlos Lemos, Nicolau Sevcenko, Roberto Pompeu de Toledo, Ricardo Mendes e Sergio Burgi - e uma alentada cronologia ilustrada dos principais acontecimentos que marcaram a vida da cidade. Essa edição especial será lançada junto com a abertura da exposição.
SÃO PAULO CONTEMPORÂNEA, POR CRISTIANO MASCARO
Vernissage: 29 de janeiro de 2004, das 19h às 22h (para convidados)
Exposição: de 30 de janeiro a 27 de junho de 2004
Local: IMS-SP (rua Piauí, 844, 1º andar)
Horário: de terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 13h às 18h
A São Paulo atual será objeto de um ensaio feito por Cristiano Mascaro, um dos fotógrafos mais versados no registro de paisagens urbanas em atividade no país. Suas imagens estarão expostas no IMS-SP.
SÃO PAULO, 450 ANOS
A imagem e a memória da cidade no acervo do Instituto Moreira Salles
Seleta
Exposição: de 26 de janeiro a 21 de junho de 2004
Local: Galeria IMS - Unibanco Arteplex (rua Frei Caneca, 569, 3º piso)
Horário: diariamente, das 12h às 22h
Na Galeria IMS, instalada no Unibanco Arteplex, serão apresentadas seleções de fotos da cidade a partir das mostras exibidas na Galeria de Arte do Sesi e no Instituto Moreira Salles de São Paulo.
PAULO VANZOLINI
Data: 18 de janeiro de 2004, às 11h
Local: Unibanco Arteplex (rua Frei Caneca, 569, 3º piso)
Um dos mais importantes compositores da capital paulista, Paulo Vanzolini participará de uma atividade especial em homenagem aos 450 anos da cidade. No dia 18 de janeiro, Vanzolini - que completará 80 anos em 2004 - contará suas histórias sobre fatos e pessoas importantes da música e da cultura em São Paulo na Sala 1 do Unibanco Arteplex; a apresentação terá a participação especial da cantora Ana Bernardo e do jornalista Chico Pinheiro.
LANÇAMENTO DE LIVRO DE FOTOS DE CRISTIANO MASCARO
Data: a definir
Local: IMS-SP (rua Piauí, 844, 1º andar)
Está prevista também a publicação, ao longo do ano de 2004, de um livro sobre o trabalho de documentação da São Paulo atual, feito por Cristiano Mascaro.
Mais informações para a imprensa pelo telefone
(0 xx 11) 3371-4455, com Gusta
Fotos do Acervo do Instituto Moreira Salles.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home