O urbano em debate
A história das cidades, o espaço urbano e sua relação com a cidadania e a inclusão social. A construção e a desconstrução do centro paulistano. Todos esses temas são abordados com profundidade no núcleo temático Cidades, que a revista Ciência & Cultura, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) traz na edição que acaba de sair da gráfica.
Em um dos textos, sob o título Nem tudo é urbano, o economista José Eli da Veiga, professor titular do Departamento de Economia e do Programa de Ciências Ambientais da Universidade de São Paulo, joga seu foco sobre espaços que são considerados cidades apenas dentro do Brasil. “Seria mesmo uma cidade, lugar com tão poucos moradores?”, pergunta o autor. Ele se refere a pelo menos 90 municípios brasileiros que, segundo o último censo demográfico, têm menos de 500 habitantes. União da Serra, no Rio Grande do Sul, por exemplo, tem apenas 18 pessoas.
Raquel Rolnik, professora titular da pós-graduação da PUC de Campinas e Secretária Nacional do Programa Urbano do Ministério das Cidades, e Cândido Malta, professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também contribuíram na edição. Enquanto Raquel foi a responsável pela coordenação do dossiê, Malta enfocou em artigo as transformações do centro urbano de São Paulo.
Do ponto de vista histórico também não faltam abordagens originais. Carlos Berriel, professor de literatura da Universidade Estadual de Campinas, abordou as cidades utópicas do renascimento.
Uma revisão sobre a produção científica recente da história da cidade e do urbanismo no Brasil também está presente, em texto assinado por Ana Fernandes e Marco Aurélio Gomes, ambos professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia.
Ciência & Cultura recebe apoio da FAPESP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Imprensa Oficial de São Paulo (Imesp).
A nova edição poderá ser lida em breve no endereço
http://cienciaecultura.bvs.br.
Mais informações e assinaturas com a Imesp: (11) 6099-9421 / 6099-9423 / 6099-9621 / 6099-9626
Agência FAPESP