Os Urbanitas

Nada de "mais". Só um lugar pra falar mais rapidamente sobre as novidades em cultura urbana. E, claro, cibernética, também.

26.10.05

Memória Viva apresenta: O Cruzeiro

Tania Costardi, minha amiga, enviou o link deste site, muito interessante. Neste ícone (há outros) podem ser vistas digitalizações de uma das mais importantes revistas brasileiras já extintas: O Cruzeiro.

23.10.05

Bienal, "Viver na Cidade"

O tema da Bienal, "Viver na Cidade", é propositadamente amplo. Também aberto é seu projeto cenográfico. "Esta é uma exposição de todos os arquitetos. Não poderia desenhar e uniformizar tudo", afirma o arquiteto Pedro Mendes da Rocha, 40, responsável pelo projeto de arquitetura e comunicação visual da BIA. "Além disso, existe a necessidade de deixar sempre em posição de destaque e visibilidade o prédio e o parque, que são parte do patrimônio arquitetural da cidade", diz.

21.10.05

Sobre a proibição da venda de armas de fogo e munição


Agência FAPESP - O Brasil discute a importância do referendo sobre a proibição da venda de armas de fogo e munição e o programa Pesquisa Brasil desta semana não poderia se furtar ao tema.

As jornalistas Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP, e Tatiana Ferraz, apresentadora, vão entrevistar Maria Fernanda Tourinho Peres, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP.

Coordenadora da pesquisa ?Violência por armas de fogo no Brasil?, Maria Fernanda falará sobre a necessidade de o brasileiro buscar armas de fogo e de como a análise dos indicadores de desarmamento deve ser feita com cautela.

Outros destaques do programa virão do Chile e de Campinas. No outro lado dos Andes, equipe de astronômos estrangeiros e brasileiros está analisando raios cósmicos de alta energia. No interior de São Paulo, outros especialistas produzem amplificadores de radiofreqüência que serão usados na pesquisa de moléculas e de átomos em laboratórios na França.

O Pesquisa Brasil é transmitido nos finais de semana pela Rádio Eldorado AM (700 khz). Aos sábados, 12h30, com reprise às 19h, e aos domingos, 14h. Nos mesmos horários, ele pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, e pela internet, no site
www.radioeldoradoam.com.br.

O ouvinte também pode ajudar a fazer o Pesquisa Brasil, enviando perguntas, críticas e sugestões para
pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686. Os participantes concorrerão a uma assinatura semestral da revista Pesquisa FAPESP.

19.10.05

Os candomblés de São Paulo

O livro Os candomblés de São Paulo, de Reginaldo Prandi, está disponível para download GRATUITO, no formato PDF e DOC. Os candomblés de São Paulo, estudo pioneiro sobre o candomblé paulista foi publicado pela Hucitec e Edusp em 1991 e está esgotado há alguns anos. O professor Prandi está de parabéns pela generosa atitude de socializar o conhecimento dessa modelar pesquisa.

http://www.fflch.usp.br/sociologia/prandi/csp-down.htm

18.10.05

1º Simpósio de Comunicação Visual Urbana

Promover a troca de experiências de natureza acadêmica, com base em projetos de pesquisa e resultados de dissertações e teses que analisam o contínuo processo de construção de desconstrução do espaço nas cidades (visualidade urbana). Esse é o objetivo do 1º Simpósio de Comunicação Visual Urbana, que ocorrerá no dia 25 de novembro, na capital paulista.

Chamada de artigos

Chamada de artigos para Cadernos de Arquitetura e Urbanismo da PUC-MINAS
Belo Horizonte, envio até 17 de fevereiro de 2006

Olinda, primeira capital brasileira da cultura

Olinda é só para os olhos,
Não se apalpa, é só desejo.
Ninguém diz: é lá que eu moro.
Diz somente: é lá que eu vejo.
(Olinda, Carlos Pena Filho)

Favelité ? Ano do Brasil na França

O Rio de Janeiro é uma cidade onde os bairros populares e os bairros ricos se encontram, se misturam. Um pouco como se em Paris, próximo ao Jardim de Luxemburgo, área nobre da cidade, houvesse uma favela com 30.000 habitantes vivendo e trabalhando. Como, por exemplo, se o Morro da Providencia fosse situado no quinto Arrondissement em Paris.

13.10.05

O caminho para casa: o retorno dos Dekasseguis

Fabio Yoiti Hirano (hirano@nepo.unicamp.br) defendeu, em 25/3/2005, dissertacao de mestrado em Demografia, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), intitulada "O caminho para casa: o retorno dos Dekasseguis", orientado por Rosana Baeninger. Segue o resumo da dissertacao, feito pelo autor: "Na formacao da sociedade brasileira, a imigracao estrangeira contribuiu para a consolidacao e desenvolvimento do pais importando e utilizando-se da mao-de-obra europeia e asiatica. Desempenhou o papel de pais receptor de imigrantes ate' por volta da decada de 60 do seculo XX, para entao exercer a funcao de 'exportador' de trabalhadores para paises da Europa, EUA e Japao a partir da segunda metade da decada de 80 dentro de um novo contexto socioeconomico, cultural e politico. O movimento em direcao ao Japao conhecido como Dekassegui constitui o terceiro maior grupo de brasileiros no exterior, uma migracao recente, que teve seu auge no comeco da decada de 90 e que vem mantendo uma certa continuidade. A dinamicidade do fluxo migratorio deu impulso para a criacao de redes sociais, interferindo para alguns na natureza temporal do movimento. O retorno destes imigrantes e a sua caracterizacao socio-demografica sao as questoes que este trabalho propoe estudar".

Contando historias: uma etnografia das narrativas e usos do passado em um povoado fluminense



Alessandra Tosta (alessandra.tosta@terra.com.br) defendeu, em 25/2/2005, dissertacao de mestrado em Antropologia Social, no Museu Nacional (UFRJ), intitulada "Contando historias: uma etnografia das narrativas e usos do passado em um povoado fluminense", orientada por Lygia Sigaud. Segue o resumo da dissertacao, feito pela autora: "Essa dissertacao e' um estudo a respeito dos usos sociais do passado em Botafogo, um povoado situado no interior do Estado do Rio de Janeiro e recentemente decretado como comunidade remanescente de quilombo. Trata-se de analisar o modo como seus habitantes evocam eventos que se sucederam no tempo para explicar a constituicao do povoado e as relacoes sociais que ali se teceram, considerando as situacoes em que o fazem a fim de apreender a especificidade do contexto etnografico. Ao longo do trabalho sao analisadas as categorias nativas de classificacao de tempo e espaco e a multiplicidade dos sentidos atribuida aos eventos. A partir deste estudo dos modos de percepcao do mundo social, esta dissertacao dialoga com a literatura recente a respeito dos quilombos e coloca em evidencia os limites de alguns de seus principais pressupostos, como a identificacao etnica, a univocidade de categorias e de processos historicos e a uniformidade do passado".

São Paulo Minha Cidade


A cientista social Clara Azevedo, pesquisadora do NAU/USP, convida todos a conhecerem e participarem do projeto SÃO PAULO MINHA CIDADE Você se lembra de quando se nadava no Tietê? Dos bondes ou dos festivais da canção da Record? Da fila para assistir ?O Fino da Bossa?, com Elis Regina? De histórias protagonizadas por atuais celebridades, que foram da faculdade de Direito do Largo de São Francisco? A São Paulo Turismo, órgão oficial da Prefeitura da Cidade, com o apoio da Secretaria de Cultura, está desenvolvendo o projeto ?São Paulo tem Histórias?, e quer ouvir você, o grande protagonista dessas conquistas, que nos deram identidade e fazem de nossa metrópole uma cidade-mundo, a maior da América Latina. O objetivo é, além de resgatar a memória da cidade, aumentar a auto-estima do paulistano, humanizando mais a nossa São Paulo através de suas histórias cotidianas, cheiros, sons, romances... Queremos ouvir suas lembranças, curiosidades. Afinal, esta é uma cidade feita por você, morador ? paulistano ou não. Se você tem uma boa história, fato curioso, lembrança da cidade, de agora ou de muito anos, clique no ícone ?Conte a sua história? e participe. Queremos resgatar acontecimentos ligados a nossas pessoas, lugares, monumentos. Mais adiante, placas e publicações vão contar o charme de nossas vidas e histórias que, de tantas, se perdem no tempo. São Paulo merece!

11.10.05

puragoiaba

Esse blog é pra quem pode, não pra quem quer.

5.10.05

Literature.org - The Online Literature Library

4.10.05

Cartilha de Segurança para Internet

1.10.05

mauristad

Lucas Tenório
Location:Recife, Pernambuco, Brazil