Os Urbanitas
Nada de "mais". Só um lugar pra falar mais rapidamente sobre as novidades em cultura urbana. E, claro, cibernética, também.
As Ciências Sociais e os 75 anos da FESPSP
- Criada em 1933, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
- participa há sete décadas dos principais eventos da história das Ciências
- Sociais do Brasil. Responsável pela implantação da primeira instituição de
- ensino em Sociologia, promoveu experiências inéditas em pesquisas de campo da
- realidade social do país. Ao longo de sua história, renomados intelectuais e
- professores passaram pela FESPSP, como Sérgio Buarque de Holanda, Darcy Ribeiro
- e Florestan Fernandes. Na atividade, o participante poderá conhecer mais a
- respeito da contribuição da FESPSP para a institucionalização das Ciências
- Sociais.
- As Oficinas Temáticas Livres da FESPSP são gratuitas e abertas ao público em
- geral. Os interessados podem obter mais informações por meio do site
- www.fespsp.org.br/oficinas ou pelo telefone (11) 3123-7810. As atividades
- acontecem na unidade localizada à Rua General Jardim - 522, na Vila Buarque,
- próximas às estações República e Santa Cecília do Metrô.
Semana Cultural Caboverdiana - Convite
A Associação Caboverdiana do Brasil, que comemora este ano o seu 30º aniversário e a Prefeitura Municipal de Santo André, promovem a "SEMANA CULTURAL CABOVERDIANA". Durante o período de 03 a 09 de novembro, a SEMANA CULTURAL apresentará e discutirá alguns aspectos culturais de Cabo Verde e de sua interligação com cultura brasileira reforçando assim a fraternidade entre os dois paises.
A vasta programação da SEMANA CULTURAL CABOVERDIANA contará com música, literatura, debates, artesanato, artes plásticas, dança, apresentação de trajes típicos e culinária de Cabo Verde, propondo através desse evento que os brasileiros identifiquem e analisem semelhanças e diferenças entre Brasil e Cabo Verde.
- Programa
:
No período de 03 a 09 de novembro as exposições de artes plásticas, artesanato e literatura estarão dispostas na Casa do Olhar e Casa da Palavra, enquanto que as apresentações de música, dança e desfile de trajes tradicionais serão distribuídas ao longo da semana no Teatro Municipal, Concha Acústica e Calçadão da Rua Oliveira lima, respectivamente.
- ABERTURA
A abertura da SEMANA se dará no Casa do Olhar no dia 03 de novembro às 19h com coquetel para convidados, artistas e autoridades locais e de Cabo Verde. Em seguida será monitorada uma vista à Casa da Palavra para a abertura da Exposição Literária.
- Casa do Olhar
- Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André
- 03 de novembro, Segunda Feira, 19hs
- Convidados
- LITERATURA
A exposição de um pequeno, porém significativo acervo bibliográfico da literatura caboverdiana, enviado especialmente para esse evento, apresentará títulos de escritores, poetas e intelectuais como José Luis Hoppfer, Daniel Pereira, Dina Salustio, Fátima Bittencourt, entre outros. Está confirmada a presença do escritor Germano Almeida, autor do premiado livro "O Testamento do Sr. Napomuceno".
Germano Almeida junto à Professora Doutora Simone Caputo, da cadeira de Literaturas Africanas da USP, conduzirão um debate no dia 07 de novembro às 19h. Tal debate pretende demonstrar as influências na construção da literatura caboverdiana, inspirada nas obras de escritores brasileiros como Olavo Bilac, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Jose Lins do Rego.
Exposição e debates acontecerão num apropriado espaço para saraus que é a CASA DA PALAVRA, casarão de 1930 tombado pelo patrimônio histórico.
- ARTESANATO
Exposição de Artesanato – Trabalhos em cestaria, cerâmica, panaria, argila, chifre, coco, pedras vulcânicas e outros produzidos em Cabo Verde estarão expostos neste espaço representando a diversidade do artesanato das ilhas do Cabo Verde.
- Casa da Palavra
- Pça do Carmo 171, Centro, Santo André
- De 03 a 09 de novembro
- Debate: dia 07 de novembro, quinta feira / 19h
- Grátis
- MÚSICA
Considerada a grande moeda cultural de Cabo Verde a SEMANA CULTURAL consegue trazer um excelente time para representar a música caboverdiana em sua diversidade de ritmos como coladeira, funaná, mazurca e a deliciosa morna.
BAU - No dia 04, terça feira, este brilhante instrumentista (cavaquinho, violões e rabeca) e compositor, se faz acompanhar por um quinteto formado por sax e flautas, cavaquinho, piano, baixo e percussão. Vale a dica de assistir o filme "Hable com ella", de Pedro Almodóvar, para ouvir o lindo tema ELZA.
TITINA RODRIGUES - Considerada uma das grandes divas da música caboverdiana, a interprete Titina desfilará suas mornas-blues acompanhada por BAU e seu quinteto.
DIVA E TÓ ALVES - No dia 05, quarta feira o jovem e talentoso Tó Alves, que já fez parte do grupo que acompanha Cesária Évora tocando seu cavaquinho, se apresenta acompanhado de BAU e seu quinteto. Na mesma noite a cantora Diva se apresenta com todo esse time, mostrando se balanço caboverdiano e prometendo praticamente um baile caboverdiano.
- Teatro Municipal / Saguão do Teatro
- Praça IV Centenário s/n , Paço Municipal
- Dia 04 e 05 de novembro, 20h
- Grátis
- Exposição de Artes Plásticas
- KIKI LIMA
Com mais de 30 anos de carreira como pintor, este caboverdiano conta no seu currículo com 83 exposições individuais e mais de 150 exposições coletivas em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Macau, Portugal, Suíça, e Estados Unidos é o convidado para expor no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André durante a semana comemorativa da comunidade caboverdiana.
Considerado um dos principais pintores caboverdianos da atualidade Kiki Lima alinha o desenho e a pintura num jogo rítmico e colorido. Utilizando temas de sua terra e seu cotidiano, o artista apresenta semelhanças temáticas com os modernistas brasileiros da Semana de 22.
O artista preparou uma série inédita para essa exposição que será aberta no dia 03 de novembro às 19h. e ainda participará em um encontro com o público no dia 06.
Casa do Olhar
- Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André
- De 04 a 09 de novembro
- Encontro com Kiki Lima: dia 06 de novembro / 19h
- Grátis
- TRAJES TRADICIONAIS
Desfile de trajes tradicionais caboverdianos - O trabalho elaborado pela estilista caboverdiana Teodora Neves, especialmente para esse evento, traz de Cabo Verde trajes inspirados na tradição e no cotidiano do arquipélago, com suas ricas estampas e padrões característicos do arquipélago. O desfile contará com a participação de estudantes e imigrantes como modelos.
- Calçadão Oliveira Lima
- Calçadão da Rua Oliveira Lima s/n
- Dia 08, Sábado às 12h30
- Grátis
- DANÇA TRADICIONAL
O Grupo Cultural Caboverdiano, formado por emigrantes, seus descendentes, estudantes caboverdianos radicados em Santo André e brasileiros, apresentarão desempenho nas danças tradicionais de Cabo Verde, apresentando ritmos como o Kola, Batuko, Mazurka e Funaná.
- Concha Acústica
- Praça do Carmo, s/n, Centro, Santo André
- Dia 08, Sábado ás 13h45
- Grátis
- CULINARIA
Degustação da Culinária Crioula – Na sede da Associação Caboverdiana um buffet demonstrativo da cozinha crioula será servido para degustação de pratos típicos como a cachupa, modje, fong, pastel de milho, pratos à base de atum, entre outros, acompanhados das bebidas mais tradicionais produzidas em Cabo Verde como o grog e os pontches.
- Associação Caboverdiana do Brasil
- Av. Nova Iorque 234, Utinga / Santo André
- Dia 09, Domingo a partir das 13h.
- R$ 10,00
Expo de Tony de Marco (PIXOTOSCO) no Clube Berlin
- Primeira expo do PIXOTOSCO
- Paredão totalmente pintado com técnicas low tech
- http://www.flickr.com/tonydemarco/
- Arte magnética a venda. Ponha o dragão na sua geladeira
- Lançamento do projeto de arte coletiva "Pixotosco 100 Noção"
- Stickers indestrutíveis numerados e assinados
- http://www.nada.com.br/100/
- DJ TOM-B
- Dia 7 de outubro, terça, 21 hs.
- HOJE
- Clube Berlin
- Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 85, Barra Funda, São Paulo
- http://www.clubeberlin.com.br/expo.htm
Projetos Urbanos : "Caminhada iluminada pelo bairro da Luz, São Paulo, também conhecido como Cracolândia, hoje em processo de revitalização urbana. O projeto Nova Luz é criticado por excessivas demolições e limpeza social, deixando (por enquanto) vários vazios na região e aglomerações de mendigos, traficantes e usuários de drogas nas bordas da área de intervenção. A caminhada coletiva, cada um levando sua própria luz, foi organizada pela Política do Impossível e Fórum Centro Vivo, no dia 15 de Maio de 2008."
.:: Quarteirão Paulista ::.: "é uma revista bimestral lançada em 2003 com circulação exclusiva na região da Avenida Paulista e com pontos de distribuição nos arredores da mesma"
Cultura Urbana ChilePortal muito bom, com publicações e Agenda de eventos urbanos no Chile